A Qualità é uma empresa de consultoria e treinamento em Gestão da Qualidade, de Pessoas, Ambiental, Estratégica e Responsabilidade Social, que compreende e adapta-se às necessidades dos clientes e do mercado.
FAQ
NO RELATÓRIO FINAL DE AUDITORIA GOSTARÍAMOS DE CLASSIFICAR AS NÃO-CONFORMIDADES DE ACORDO COM A CLASSIFICAÇÃO DO AUDITOR EXTERNO, MAS A NOSSA PREOCUPAÇÃO É COMO DESCOBRIR QUAL O PADRÃO QUE OS AUDITORES EXTERNOS USAM PARA CLASSIFICAR ESSAS NÃO-CONFORMIDADES?
Normalmente o critério utilizado é não conformidade maior ou menor. A não conformidade maior é utilizada quando um requisito da ISO não é atendido pela empresa, ou possui um impacto significativo em seu SGQ, por exemplo: a empresa possui projeto, mas não aborda este requisito em seu sistema. A não conformidade menor é utilizada quando há não conformidade no processo, mas que estas não impactam o seu sistema, por exemplo: falha de registros, ou falta parcial de evidências.
Nas auditorias internas, considero que todas as não conformidades devem ser tratadas, independente de ser maior ou menor, pois se foram encontradas internamente, com certeza seriam verificadas pela auditoria externa.
POSSO UTILIZAR UMA CÓPIA DE CHECKLIST DE AUDITORIA INTERNA DA QUALIDADE UTILIZADO POR AUDITORES CONTRATADOS EM AUDITORIA ANTERIOR?
Sim, pois o checklist ou lista de verificação deve ser elaborado de tal forma que contemple os requisitos da ISO 9001, portanto, perante a auditoria interna não existe restrição quanto ao seu uso
AS ANÁLISES CRÍTICAS PELA DIREÇÃO SEMPRE DEVEM SER EFETUADAS APÓS UMA AUDITORIA INTERNA?
O Resultado de cada auditoria interna deve ser analisado e esta pode se configurar como análise crítica parcial. O registro pode ser feito no próprio relatório final de auditoria, não há necessidade de realizar análise crítica formal com todos os tópicos previstos no item 5.6.2 da ISO 9001.
O QUE É NBR ISO 19011 CITADA NA ISO 9001?
Esta é a norma que dá as diretrizes para auditorias de Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiental. Além de termos e definições, esta norma contempla os princípios da auditoria, o gerenciamento do programa e das atividades de auditoria e competência e avaliação de auditores.
A EMPRESA DE CONSULTORIA CERTIFICA A EMPRESA?
Não! Quem recomenda a empresa para certificação é o Organismo Certificador. A empresa de consultoria auxilia a empresa no processo de implantação, auxiliando-a na preparação para solicitar a Auditoria de Certificação.
O INMETRO É QUEM DÁ O CERTIFICADO PARA A EMPRESA?
O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Inmetro - é uma autarquia federal que, dentre as várias atividades, é responsável pela acreditação (credenciamento) de organismos de certificação. Quem recomenda e concede o certificado para a empresa é o organismo certificador escolhido pela mesma.
A QUEM REQUERER A CERTIFICAÇÃO?

Aos organismos de certificação acreditados pelo INMETRO.

Existem vários no Brasil, sendo exemplos: BVQI, ABS, BRTÜV, DNV, SGS, DQS, entre outros.

EXISTE ALGUM CRITÉRIO PARA A FORMAÇÃO DE AUDITOR INTERNO, ALGUM REGISTRO OU ALGO ESPECÍFICO? AUDITORES INTERNOS PODEM SER TREINADOS APENAS POR AUDITORES LÍDERES? ONDE POSSO ENCONTRAR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO?
Para a formação de auditores internos basta que o instrutor seja qualificado como Lead Assessor (Auditor-Líder), pois este treinamento é reconhecido por uma instituição inglesa, que capacita os instrutores para este curso. Os auditores internos não possuem um registro específico, mas um certificado de participação no curso de auditor interno. A norma NBR 19011 trata de Auditorias dos Sistemas de Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental, a qual refere também a qualificação dos auditores.
QUAIS OS CRITÉRIOS RECOMENDADOS PARA COMPOR A AVALIAÇÃO DOS AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE?
Para elaborar a avaliação dos auditores internos você deve verificar o que é importante na verificação do desempenho do auditor, por exemplo: cumprimento do planejamento da auditoria, preenchimento de relatórios, abordagem com as pessoas auditadas, atingimento dos objetivos da auditoria, enfim, características que sejam importantes. Com base nisso você poderá verificar se ele está apto para continuar como auditor interno, se necessita treinamento de reciclagem ou se não atuará mais como auditor interno.
COMO POSSO FAZER UMA AUDITORIA INTERNA? GOSTARIA DE FAZER UMA AUDITORIA INTERNA NA EMPRESA ONDE TRABALHO, MAS NÃO SEI COMO FAZÊ-LA. SEI OS SETORES QUE QUERO AUDITAR, MAS NÃO SEI COMO PROCEDER, QUAIS DOCUMENTOS DEVO PEDIR, COMO DEVO EVIDENCIAR?
Para uma auditoria ter valor de auditoria, o auditor deve ter qualificação de, pelo menos, auditor interno. Para isto é necessária a realização de um treinamento para formação de auditor interno. Se você já possuir maior conhecimento em ISO 9001 ou 14001, pode realizar um treinamento de Lead Assessor (Formação de Auditor Líder). Nestes treinamentos, você aprenderá como executar uma auditoria, a abordagem e a postura adequada para a realização de uma auditoria eficaz.
TENHO A OBRIGATORIEDADE DE CONTRATAR UM AUDITOR?
A empresa precisa contratar um Organismo de Certificação na época da auditoria. Para implementar o processo de gestão da qualidade ou ambiental não é obrigatório a contratação de consultoria se você tem conhecimento para realizar este trabalho.
QUAL O PERFIL DO PROFISSIONAL QUE PODE ATUAR NO RAMO DE AUDITOR DA QUALIDADE? PRÁTICA X LEIS?
Para atuar como auditor interno, você deve conhecer a NBR ISO 9001 e realizar um treinamento com base na NBR 19011.